5 Aeroclubes que você deve conhecer

Desde que o homem existe ele tem um desejo latente em sair de sua zona de conforto e descobrir novas sensações. Assim surge o sonho humano de voar. Acredito que todo mundo já teve noites de sonhos que em uma imagem ilusória, passamos a voar e nos deslocávamos de uma maneira mais plena. Há séculos muitas pessoas tentavam criar formas de fazer o homem viajar pelos ares, historiadores já conseguiram encontrar diferentes anotações e tentativas de protótipos aéreos desde tempos antigos (até mesmo o grande Leonardo da Vinci tinha algumas anotações sobre uma máquina que voaria). Essa busca só se “encerrou”, quando finalmente no começo do século XX o brasileiro Santos Dumont foi capaz de criar o primeiro avião do Mundo.

Profissionalização de pilotos

A paixão pelo vôo é algo que está fortemente inserido em bastante gente. Muitos são os que desejam em ter essa sensação de estarem nos céus e se tornam grandes amantes e estudiosos da aviação. Para suportar todo esse público, desde a primeira metade do século passado, o Brasil passou a ter praticamente em todo Estado do país, pelo menos um Aeroclube.

O que são aeroclubes?

Esses lugares são pertencentes aos governos estaduais ou mesmo privados, sendo responsáveis por ministrar cursos para pilotos de aviação privada, comercial e/ou cargas, cursos para mecânicos de aeronaves, comissários de bordo e tudo o mais que envolve a indústria da aviação. Além daqueles que desejam seguir carreira profissional na área, os Aeroclubes também são lugares de encontros e de treinamentos/hobbies para aqueles que são amantes dos ares e são capazes de realizarem vôos de passeio.

Principais Aeroclubes nacionais

Seguindo a tradição brasileira de Aeroclubes, preparamos os 5 principais do país e que certamente merecem uma visita se você tiver a oportunidade em conhecê-los.

Aeroclube de São Paulo é um dos mais importantes do país. Localizado dentro do Aeroporto Campo de Marte, o local é um dos mais conhecidos e renomados nacionalmente, recebendo vários estudantes, profissionais e pilotos particulares da capital, região e outras partes do mundo. Lá você é capaz de receber aulas teóricas e práticas para vôos particulares e comerciais, tanto para avião quanto para helicópteros.

O Aeroclube do Ceará, localizado na capital Fortaleza, é o único do país que se encontra dentro de um aeroporto internacional, inserido dentro do mesmo polo do Aeroporto Internacional Pinto Martins. O espaço oferece cursos de mecânico, comissários de bordo, pilotos em geral, além de receber também particulares que são habilitados para voar.

Conheça os principais aeroclubes brasileiros.

Aeroclube da Bahia é o terceiro espaço da nossa lista e um dos principais do Nordeste e do país. Conta com excelentes instrutores e uma equipe numerosa para receber os pilotos e suas demandas, além de oferecer os tão sonhados cursos para se tornar um piloto profissional ou capacitado para voar.

O Aeroclube de Brasília é certamente o mais importante da região Central do Brasil. Localizado na capital nacional, o hangar do local é bem espaçoso, fornecendo um ótimo local para armazenagem dos vários aviões disponíveis para as práticas. Além do curso de pilotos para avião, também oferece para piloto de helicóptero, instrutores e afins.
Para fechar a lista, o Aeroclube do Brasil, localizado no Rio de Janeiro, não poderia ficar de fora. Foi o primeiro a ser fundado no país e desde então mantém-se como um dos mais importantes nacionalmente. Conta com uma das melhores equipes do país e forma vários profissionais gabaritados anualmente.